Get In Touch

twitter delicious facebook digg stumbleupon favorites more

RUMO À RIO+20


Intervenção de José Augusto Silveira, Presidente do PV da Cidade do Rio de Janeiro e da Pensamento Ecológico, no encontro "Rumo à Rio +20: Ética e Responsabilidade por uma Nova Governança", com a participação do Ex-Primeiro Ministro da França, Michel Rocard.
--

Estamos nos aproximando da Rio+20, terceiro encontro mundial de sustentabilidade, sendo que o primeiro deles, a Eco-92, foi realizada no Rio de Janeiro há duas décadas passadas em 1992.

Segundo o relato de Michel Rocard, Ex-Primeiro Ministro e Embaixador Especial da França, as avaliações dos resultados efetivos em relação às melhorias socioambientais resultantes dos primeiros dois eventos não são das mais favoráveis. Porém, como já vamos para mais um Encontro, talvez, em termos de estatísticas, teremos uma maior chance de melhor avaliação
futura.

Isso, evidentemente, é apenas uma brincadeira que faço aqui para tentar amenizar minha preocupação com o sucesso ou não da Rio+20.

Acredito, sinceramente, que se não houver mudanças consistentes na estruturação e planejamento do Encontro, uma estratégia inovadora, continuaremos a caminhar em passos de formiga enquanto as
questões socioambientais globais importantes se desenvolvem com a rapidez do deslocamento de um leopardo.

As repetições em qualquer área acabam se transformando em mesmice ou, no máximo, em meios para grupos obterem vantagens financeiras. Da mesma forma, assim acontece nos filmes seriados como, por exemplo, "O
Poderoso chefão 1, 2, 3"... "Planeta dos Macacos 1, 2, 3... ou mesmo no nas reeleições sucessivas dos mandatos dos políticos.

Portanto, falta pouco tempo para que possamos produzir uma estratégia inteligente e criativa para a Rio+20. Penso que talvez não devamos nos inspirar somente no comportamento da maioria dos políticos e empresários convencionais para termos sucesso nessa empreitada.

Precisamos de muita criatividade, muito desprendimento em relação aos nossos interesses pessoais. Enfim, uma postura coletiva realmente forte e um outro paradigma de comportamento social. Trago como sugestão a possibilidade de procurá-lo na imaginação criativa característica dos artistas em geral.

Vamos à luta pela sustentabilidade do nosso planeta com muito amor, garra e principalmente inspirados por esse campo imenso de criatividade fora da mesmice atual do nosso mundo. Vamos usar e abusar da genialidade
mágica das artes.

1 comentários:

A RIO+20= conspiração. Veja o que realmente aconteceu depois da mega conspiração da eco 92, no blog mataalheiamamatanossa É hora de por esta fraude e seus autores na cadeia. Todos os recursos foram desviados para os gigolôs das florestas alheias, e quem preservou, teve seus direitos anulados e dignidade aviltada pela MÁFIA VERDE.

Postar um comentário